O que você precisa saber sobre bases para marcenaria
Você já ouviu falar em soco para marcenaria? Também chamados de sóculo, base ou rodabase, esse elemento nada mais é do que uma base para apoio da marcenaria. Sua construção em concreto ou alvenaria é recomendada para áreas molhadas como banheiros e cozinhas, por exemplo, e traz alguns benefícios, como:
Ajuda a não acumular sujeira sob a marcenaria, facilitando a limpeza no dia a dia;
Funciona como um apoio para o armário, trazendo mais segurança para seu uso, já que com o tempo e o peso alguns armários podem começar a ceder;
A construção correta dessa base garante ergonomia ao usar as bancadas, já que o ideal é que o soco seja construído recuado e nunca tenha a mesma profundidade da bancada ou marcenaria.
Esse recuo permite que os usuários encostem o quadril na bancada e a ponta dos pés entrem embaixo do armário, garantindo mais conforto durante o uso destas. Uma medida confortável para esse recuo tende a estar entre 10cm e 15cm, mas claro que isso não é uma regra e pode variar de acordo com a anatomia dos usuários.
A altura do sóculo também é importante, pois quanto mais baixa essa base, mais suscetível a chutes, batidas com a vassoura/rodo e respingos de água a marcenaria fica, prejudicando sua durabilidade. Essa dimensão também pode variar de acordo com a altura da bancada e especificações da marcenaria, mas o ideal é que ela tenha no mínimo 10cm de altura.
Aqui no escritório, para garantir uma economia a mais para o cliente, revestimos apenas a frente dessa base. Gostamos de usar o mesmo revestimento aplicado no piso para trazer uma aparência mais clean para esse soco, afinal, esse não é um elemento de destaque nos projetos, mas sim um detalhe construtivo que traz mais conforto e segurança para o cliente.
Gostou desse post? Postamos diariamente dicas para cuidar e decorar a casa, lá no nosso perfil do Instagram, venha nos acompanhar! @arquitetajulianadesa