top of page
Foto do escritorJuliana de Sá

MODELOS DE CHURRASQUEIRA

Conheça as opções de churrasqueira para a sua área gourmet

Hoje vamos falar sobre um dos itens indispensáveis na hora de planejar uma área gourmet, a churrasqueira.

Churrasqueira pré-moldada, projeto de área externa por Juliana de Sá

Não faltam no mercado modelos, tipos e acabamentos para agradar a todos, e a escolha pelo modelo certo pode valorizar ainda mais o seu imóvel e transformar a hora do churrasco em um momento único.


Mas antes de escolher o modelo de churrasqueira, é preciso antes pensar no tipo de acendimento:

Projeto de churrasqueira à carvão metálica, por Juliana de Sá.
  • A churrasqueira à carvão é ideal para quem gosta de alimentos com sabor defumado e apesar de ser considerada o modelo mais tradicional, é também o modelo que mais faz sujeira e fumaça, não sendo indicada para ambientes fechados;

  • A churrasqueira a gás não gera fuligem e nem fumaça como a de carvão, mas em contrapartida muda o sabor do alimento, pois não o defuma. Não é indicada para ambientes fechados. Muito comum em varandas de apartamentos este item requer atenção para ventilação do espaço nos casos onde a varanda recebeu cortina de vidro, por questão de segurança;

  • A churrasqueira elétrica é tão prática como a de gás, com a diferença de que dispensa a ligação de gás, precisando apenas de uma tomada. Quanto maior a resistência elétrica da churrasqueira, melhor para o churrasco.

Além das opções de acendimento, vale a pena avaliar o espaço disponível e fazer uma estimativa de pessoas que devem ser atendidas durante o churrasco para decidir o tamanho ideal de churrasqueira. Agora sim, vamos aos modelos:

Imagem: Noori
  • As portáteis podem ter acendimento a gás, carvão ou elétrico e as principais vantagens são o tamanho compacto e a facilidade de transporta-las para diferentes locais. Modelos com grelha removível ajudam na hora da limpeza. Aqui no blog nós já falamos de um modelo de churrasqueira multifuncional e com design muito fofo, confira clicando aqui.

  • As churrasqueiras de alvenaria são as mais comuns nas áreas gourmets mas necessitam de infraestrutura adequada com chaminé ou coifa para que a fumaça e o cheiro não se espalhem pelo ambiente. Podem receber acabamentos diversos, mas atenção para que esses sejam resistentes ao calor;

  • As churrasqueiras com laterais em vidro são similares às de alvenaria, mas na parte superior o vidro substitui as paredes laterais e também a de fundo. Necessita de um suporte em aço inox para apoio dos espetos. Garantem uma uma aparência mais clean, mas exigem a limpeza constante dos vidros para permanecerem bonitas e com a aparência de nova.

Churrasqueira cooktop na varanda
  • As churrasqueiras de embutir se adaptam a praticamente qualquer tipo de ambiente e estão disponíveis tanto para parede, quanto para bancada.

  • As churrasqueiras a bafo possuem uma tampa que facilita o cozimento dos alimentos, dispensando a necessidade de conferir e virar o alimento o tempo todo, além de utilizar uma quantidade menor de carvão e realçar o sabor da carne.

Gostou desse post? Postamos diariamente dicas para cuidar e decorar a casa, lá no nosso perfil do Instagram, venha nos acompanhar! @arquitetajulianadesa


932 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page