Por que melhorar a casa melhora a nossa vida?
Você já ouviu falar em Blue Zones ou zonas azuis? O pesquisador Dan Buettner em parceria com a National Geographic, estudou hábitos dos moradores em cinco lugares do mundo onde onde a população vive com saúde mais de 100 anos.
E sabe o que eles descobriram? Que a longevidade nesses lugares está intimamente ligada ao estilo de vida de seus habitantes, dentre os quais foram identificados 9 padrões:
Movimentar-se naturalmente: praticar de atividade física mesmo sem perceber;
Propósito: saber qual a razão pela qual acordam pela manhã;
Desacelerar: ter um ritmo de vida calmo e evitar o estresse;
Comer menos: parar de comer quando o estômago estiver 80% cheio;
Alimentação com base em vegetais: manter a alimentação o mais natural possível;
Vinho: beber álcool com moderação e regularidade;
Fé: ter fé, independente da religião;
Colocar família como prioridade;
Pertencimento: ter uma tribo e senso de comunidade.
Essa é só uma das pesquisas que comprova que os nossos hábitos e o meio no qual vivemos influencia diretamente na nossa saúde. Quer saber o que você pode fazer para criar uma Blue Zone em casa?
Além de manter uma boa alimentação, podemos melhorar o ambiente em que vivemos e a forma como o utilizamos, criando um espaço e hábitos equilibrados e benéficos à nossa saúde.
Tire, ao menos, um dia para cuidar da casa sem o uso de equipamentos tecnológicos, troque o elevador por alguns lances de escada e caminhe pela casa enquanto fala ao telefone;
Mantenha a casa organizada e não deixe as tarefas acumularem;
Reserve alguns minutos do seu dia para relaxar com a família ou se dedicar a alguma atividade que goste;
Deixe a natureza agir em casa. Sempre que possível, mantenha portas e janelas abertas para ventilar e receber luz solar;
Invista em elementos naturais na decoração;
Faça escolhas práticas, como evitar o uso de objetos que acumulem muita poeira e possam interferir em sua saúde, por exemplo;
Não acumule itens desnecessários;
Procure dormir horas de sono suficientes para o seu organismo e evite o uso de TV, celular e outros eletrônicos no quarto.
Nós somos um espelho do meio e modo como vivemos, e por acreditar nisso que nós, aqui do escritório, buscamos sempre entregar uma blue zone para os nossos clientes. Quer saber como? Então fique atento ao nosso blog que no próximo post traremos algumas dicas sobre como criar uma zona azul em casa.
Olhar para o nosso lar com mais carinho ajuda a reorganizar também as nossas emoções.
Gostou desse post? Postamos diariamente dicas para cuidar e decorar a casa, lá no nosso perfil do Instagram, venha nos acompanhar! @arquitetajulianadesa
Comentários