top of page
Foto do escritorJuliana de Sá

COMO CONVIVER COM UMA PESSOA INFECTADA PELO COVID-19

Atualizado: 1 de jun. de 2020

Isolamento domiciliar

Uma das recomendações para frear a propagação da pandemia tem sido ficar em casa. Mas como dividir a casa com suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo Coronavírus? Como forma de disseminar a informação criamos esse post baseado na cartilha produzida pelo Ministério da Saúde com dicas de cuidados que devem ser adotados por suspeitos, infectados e os demais moradores da casa.

Isolamento: Sempre que possível, instale o suspeito/infectado em um quarto de uso exclusivo dele, mantendo a porta sempre fechada e as janelas sempre abertas para circulação de ar e entrada de luz. Caso haja apenas um quarto na casa, os demais moradores devem dormir na sala. Como dividir o banheiro: Caso o banheiro seja compartilhado, após usa-lo, a pessoa infectada precisa lavar as mãos com água e sabão e desinfetar todas as superfícies usadas por ele com álcool ou água sanitária. Itens como pasta de dente, sabonete e toalha de rosto devem passar a ser individuais. Procure tirar do mesmo recipiente das demais a escova de dente da pessoa infectada. Itens que precisam ser separados: Além dos itens de higiene pessoal, utensílios de cozinha como talheres, pratos e copos também devem ser individualizados. Colchões, cadeiras e sofás também não devem ser compartilhados. É importante que o lixo produzido pelo paciente contaminado seja separado dos demais. Limpeza : Os móveis devem ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%. Recomendações ao infectado pela Covid 19: É importante que a pessoa suspeita ou contaminada use máscara o tempo todo, cobrindo boca e nariz, e mantenha a distância mínima de 1 metro dos demais moradores. Lembre-se que se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores da casa ficam em isolamento por 14 dias também. Previna-se: Mesmo que não haja nenhum infectado convivendo com você nesse momento, previna-se! Lembre-se de lavar sempre as mãos até a altura dos punhos com água e sabão ou higieniza-las com álcool em gel 70%. Utilize lenço ou o braço para cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar e evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Mantenha os ambientes limpos, as janelas abertas e higienize com frequência superfícies utilizadas por outras pessoas. Não compartilhe objetos de uso pessoal, respeite a distância mínima de segurança e evite contato físico com outras pessoas, especialmente as que fazem parte do grupo de risco como idosos e doente crônicos. Gostaram desse post? Deixe seu comentário, compartilhe em suas redes sociais e não deixe de se cuidar! Além disso, temos novidade todos os dias em nosso instagram, clique no link e acompanhe nossas novidades por lá! Para saber mais acesse o site do Ministério da saúde ou clique aqui.


92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page