Hoje é dia de organizar a cozinha
Vamos falar das novidades do mercado para cozinhas.
Pronto(a) para conhecer e entender um pouquinho sobre alguns acessórios que estão sendo cada vez mais utilizados nas cozinhas? Vamos começar organizando a bancada!
Calhas úmidas:
Para ter uma bancada mais limpa e organizada temos substituído o escorredor de louças tradicional pela calha úmida. Tratam-se de peças, em inox ou esculpidas no mesmo materila da bancada, que funcionam como escorredor e organizador de louças embutido na própria bancada, deixando o ambiente mais clean.
A instalação da calha úmida precisa estar prevista no projeto, pois é necessário se atentar a alguns detalhes:
A bancada precisará ter uma profundidade maior que o padrão;
A bancada precisará de recortes onde a calha úmida irá se encaixar;
A calha precisa estar ligada à saída de esgoto para que a água escape;
Geralmente elas são instaladas próximas da pia ou em ilhas. O legal é que as calhas úmidas podem ser totalmente personalizadas, pois esses acessórios podem ser comprados separadamente e não são fixos, podendo serem trocados de ordem a qualquer momento. Vão desde escorredor de copos e pratos até porta esponja e suporte para vasos de planta.
Existem vários modelos no mercado e por isso a forma de instalação pode variar conforme o fabricante.
Calha seca:
O grande diferencial da calha úmida para a calha seca é que a calha úmida possui caimento e furação para válvula de escoamento, enquanto que a calha seca não possui furação para válvula. Os acessórios para a calha seca podem ser porta tomada, porta condimentos, porta papel toalha e até mesmo lixeira.
Torre de tomadas:
Se você é do tipo que usa muitos eletrodomésticos na hora de cozinhar, a torre de tomadas pode ser uma solução. Você pode concentraras tomadas em pontos estratégicos da bancada. Além da estética, uma outra vantagem é que essa torre fica oculta quando não está sendo utilizada, sendo assim, a área de trabalho fica livre. Podem ser encontradas no mercado a partir de R$100,00.
Bancada de Corian:
Semana passada, aqui no blog, falamos sobre carregadores sem fio e ainda melhor que comprar e instalar esses carregadores por conta própria, é poder contar com uma empresa que além de fabricar superfícies, já instala essa tecnologia para você. Pois foi isso que a Corian fez, a marca de superfícies sólidas lançou a Corian Charging Surface, que carrega aparelhos móveis por indução eletromagnética através da superfície de Corian.
A própria empresa revendedora de Corian instala a(s) unidade(s) de recarga durante a instalação da superfície. Após a instalação, basta colocar o aparelho sobre o ponto de carregamento para que o processo inicie e assim que a carga estiver completa o carregamento é automaticamente interrompido.
É necessário que esses pontos de carregamento estejam previstos no projeto para que o fabricante ou instalador recorte um espaço na parte inferior da superfície para permitir que ocorra o processo de indução.
Caso tenha perdido o post sobre carregadores sem fio clique aqui.
Estufa automatizada:
Já fizemos um post completo sobre estufas automatizadas, mas não poderíamos deixar de cita-las nessa lista. Ideais para quem não tem muito espaço em casa, nem tempo de cuidar de uma horta, mas quer ter vegetais frescos e livres de agrotóxicos.
Se você ainda não conferiu o post sobre estufas automatizadas, basta clicar aqui.
Triturador de resíduos alimentares:
Os trituradores de resíduos alimentares são equipamentos instalados sob a pia da cozinha e conectados à rede de esgoto, trituram os resíduos alimentares em pequenas partículas e as descartam em seguida na rede de esgoto.
Não podem ser instalados em qualquer tipo de cuba, por isso é necessários verificar com o fabricante da cuba esta possibilidade. Outro cuidado importante com seu uso é a seleção dos alimentos que podem ser triturados, ossos por exemplo, devem ser evitados.
Os trituradores reduzem o mau cheiro e o acumulo de lixo nas lixeiras de casa, além de ajudarem a reduzir a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários. Podem ser encontrados no mercado a partir de R$ 500,00. Apesar do preço razoavelmente acessível, existem questionamentos a seu respeito em termos ambientais... Mas isso é história para outro post.
Composteira automática:
Uma outra solução para não mandar os resíduos alimentares direto para a lixeira, é adquirir uma composteira automática. Discreta, fácil de usar, rápida, não deixa mau cheiro e não atrai insetos. Basta despejar os resíduos alimentares dentro dela e esperar 24h, após esse tempo o resíduo já virou um composto rico em substâncias húmicas e nutrientes que pode ser usado como adubo, tornando a terra do seu jardim mais fértil.
Voltaremos na próxima semana ainda com dicas de utensílios de cozinha. Até lá!
Gostou desse post? Postamos diariamente dicas para cuidar e decorar a casa, lá no nosso perfil do Instagram, venha nos acompanhar! @arquitetajulianadesa
Comments