Transformando os resíduos orgânicos em adubo dentro de casa
Hoje vamos apresentar para vocês a composteira automática. Você sabe do que se trata? Bom vamos começar pelo básico!
A compostagem nada mais é do que a transformação de resíduos orgânicos em adubo. Sabe aqueles restos de alimentos, cascas de frutas, legumes e ovos, borra de café e vários outros resíduos de origem animal ou vegetal que na grande maioria das vezes vão parar direto na lixeira? Pois bem, tudo isso pode ser reaproveitado e transformado em adubo!
Quais os benefícios da compostagem?
Creio que o maior dos benefícios da compostagem é a grande redução de lixo produzido pela residência, a partir disso uma série de outros benefícios surgem:
A diminuição do mau cheiro nas ruas e lixeiras, que é causado pela grande quantidade de resíduos orgânicos nas sacolas de lixo. Além de evitar a geração de chorume tóxico e gás metano, que contaminam o solo, os lençóis freáticos e a atmosfera;
Aumenta a vida útil dos aterros sanitários existentes e alivia a demanda por novos;
Previne a proliferação de animais vetores de doenças como ratos, baratas e moscas;
Além de produzir fertilizantes de forma natural e gratuita, rico em nutrientes e incentivar a conscientização ambiental daqueles que vivem a sua volta.
O que fazer com o adubo?
O adubo resultante da compostagem pode ser utilizado em jardins e hortas dentro de casa e para quem está a procura de uma renda extra, esse adubo também pode ser vendido.
Decomposer 2:
Vamos falar da composteira Decomposer 2, da Trasix.
Trata-se de uma composteira automática que trabalha via sensores de umidade e temperatura em um ciclo contínuo (ou seja, os resíduos podem ser despejados a qualquer hora). A máquina não gera odor nem ruídos, não atrai moscas, é compacta e tem capacidade máxima de 5 kg de resíduos orgânicos.
A Decomposer 2 possui três funções: agitação, calor e fluxo de ar. O processo é 100% natural e a máquina decompõe e trata completamente o resíduo orgânico em 24 horas reduzindo seu volume em mais de 80%.
A máquina possui fácil instalação pois não precisa de conexão com a rede de abastecimento de água e saneamento. Tudo o que ela precisa é de uma tomada de 3 pinos e, um orifício na parede de aproximadamente 29-30 mm de diâmetro para a passagem de uma mangueira de saída de ar (o equipamento contém um Kit de Instalação em Janela que permite que a mangueira passe através de uma janela parcialmente aberta).
O que acharam dessa ideia? Semana que vem tem mais dica sustentável!
Gostou desse post? Postamos diariamente dicas para cuidar e decorar a casa, lá no nosso perfil do Instagram, venha nos acompanhar! @arquitetajulianadesa
Comments